Como Cultivar

Orquídeas Oncidium: Saiba Corretamente Como Cultivar Passo a Passo

A Orquídeas Oncidium pertence às Orchidaceae. Do mesmo jeito como outras orquídeas, a sua coloração, lindeza e o encanto tem características importante.

Cheia de cores intensas e como outras orquídeas é bastante sondada e estudada por orquidófilos.

As orquídeas Oncidium são muito achadas no México até a região sul dos países da América do Sul. Ela é famosa no Brasil como orquídea Chuva-de-ouro. Foi nomeado por causa do significado grego. O nome onkos significa caroço, inchaço. O que é característico dessa orquídea por causa de um calo que pode ser encontrado no seu labelo.

Ela não é resistente ao sol. O ideal é ela ficar de 1 a 3 horas no sol. Resguardando mais na sombra em um lugar iluminado e ventilação adequada. Mas, há algumas espécie de Oncidium resistentes a luz do sol.

As folhas das orquídeas Oncidium tem uma enorme variedade de coloração. Com vários tons de branco, amarelo, rosa, castanhos e algumas aparecem com cor tigrada. Desse modo se torna um verdadeiro show de cores que ela nos oferece.

Com flores pequenas e haste variando de tamanhos entre 30 a 90 cm. A floração tem o período de até 30 dias, e podendo florir o ano inteiro.

Plantio das Orquídeas Oncidium

O seu plantio é simples e muito acessível. Você pode cultivar em vasos de cerâmica, plástico ou outros. Conheça aqui as orquídeas raras.

O local perfeito para cultivar as orquídeas Oncidium é nos tronco de árvores, onde o seu crescimento fica melhor. Sempre é importante observar a umidade, que é um fato muito importante para a planta.

A rega é deve ser feita por 1 à 2 vezes por semana. Sempre observando a umidade.

Outro fato importante é o cuidado com o sol direto nas orquídeas Oncidium. Elas necessitam de luminosidade, mas indireta. O perfeito é ela receber um pouco de sol direto na manhã ou finalzinho da tarde.

A adubação das orquídeas Oncidium deve ser feita frequentemente mas sem exageros. Fazendo uma variação semanal ou uma adubação a cada dois meses. Sem excessos, pois pode ser matar a orquídea.

O replantio é feito com brotos no meio do desenvolvimento. Sempre acontece na primavera.

Como Cuidar da Orquídea Oncidium

Orquídea Oncidium Como Cultivar

Caso as folhas desenvolvem manchas escuras é preciso cuidado. Isso geralmente acontece devido a fungos ou alguma bactéria.

Se as folhas apresentam manchas amareladas. Indica que ela está recebendo muita luz direta do sol, junto com umidade ou perca nutrientes, transformando suas raízes fracas.

Cuidado também com a doença conhecida como Ferrugem, é um fungo que deixa as folhas com manchas alaranjadas ou marrom-avermelhado.

Além dos fungos você pode achar nas orquídeas insetos que são verdadeiras pragas. Assim, como por exemplo lesmas, fungos, cochonilha, parasitas, tatuzinhos de jardim e muitos outros.

Antes de colocar qualquer produto nas orquídeas Oncidium é preciso verificar o problema que ela apresenta. Assim,  deve-se investigar o que não é natural dela.

Muitas orquídeas ficam doentes pois não são cuidadas corretamente. Na habitat natural dessas, doenças raramente aparecem. Pois o solo é rico e tem o necessário para elas. Todas as orquídeas são semelhantes a nós humanos, elas precisam comer, respirar e estar vivas.

Veja também sobre como cultivar orquídeas Bambu.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: