Como Cultivar

Orquideas Cattleya: Saiba Mais Sobre Os Tipos e Como Cultivar

As orquideas Cattleya são plantas epífita, que significa, necessitam estar nos troncos de árvores para se desenvolverem, deve se observar que elas não são parasita, certamente necessitam desta fixação para um melhor cultivo.

O cultivo destas orquídeas é muito simples, o local perfeito para o seu cultivo é um lugar arejado, úmido e com muita luz (sem recebimento de raio solar direto).

As orquideas Cattleya sempre dizem o que precisam. Conforme as folhas ficarem escuras ela necessita de mais luz. Se, as folhas ficarem com a coloração verde amarela, ela está recebendo luz demais.

Veja aqui como cultivar das orquideas Azul.

Como Cultivar Orquideas Cattleya

Os substrato mais utilizados nas orquideas Cattleya são os cubos de coco, casca de pinus, pedra brita e esfagno. Eles devem garantir um ótimo arejamento de suas raízes. É importante cobrir as raízes com o substrato, jamais o rizoma, se fizer isso você pode matar a orquídea.

É preciso regar somente uma vez por dia, se o local for muito calor pode regar duas vezes, na dúvida verifique se o substrato está úmido. Somente regue quando verificar que o substrato está seco. Uma boa dica é sempre regar pela manhã.

Toda a adubação das orquideas Cattleya deve ser feita com o adubo foliar. Assim, utilize o adubo nas raízes mas não utilize em um dia de sol forte pois pode queimar a planta. Dessa forma, o ideal é a adubação realizada manhã com intervalos de 15 dias durante o ano.

É afirmativo dizer que uma orquídea saudável evita pragas, mas deve tomar atitudes para evitá-las. Aliás, o mais importante é sempre deixar o local onde ficam limpo e separar as orquídea da outra com a distância mais ou menos de um palmo.

As principais pragas das orquideas Cattleya são :

  • Lesmas
  • Cochonilhas
  • Pulgões
  • Percevejos
  • e alguns fungos.

Como Cultivar Orquideas Cattleya

Principais Espécies da Orquidea Cattleya

O grupo das orquideas Cattleya continha 50 espécies antigamente, mas hoje em dia ela conta em torno de 70 espécies. Elas são originárias de diversos lugares do mundo, podem ser encontradas em uma área que vai do México até o sul do Brasil. Por fim, as principais espécies você pode encontrar logo abaixo:

Cattleya Walkeriana

É uma espécie bastante procurada por colecionadores, e muitos, a consideram perfeitas, pelo formato de suas flores.  Assim, uma planta premiada pode ser vendida por até R$ 1000 reais.

As orquideas Cattleya Walkeriana é brasileira, foi encontrada pelo biólogo George Gardner, contudo, o seu nome é em homenagem ao seu ajudante que o acompanhou por 2 anos no Brasil.

Sua característica é o cheiro parecido com canela e cores vibrantes. Suas flores são maiores que as outras espécies de orquideas Cattleyas e enfeitando entre os meses de abril e junho.

Cattleya Walkeriana

Orquideas Cattleya Labiata

Essa planta deu origem a esta espécie. Ela é uma homenagem a um horticultor inglês de nome William Cattley, que foi pioneiro nas orquídeas na Europa.

Atualmente as Orquideas Cattleya Labiata são chamadas de Rainha do Sertão Nordestino, é muito achada nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Sergipe e Paraíba. Os bulbos tem de 2 a 5 flores. Elas têm um cheiro bem característico dessa espécie.

Amam se desenvolver nas árvores fornecendo proteção contra os raios solares em áreas de umidade. Suporta temperaturas entre 18° a 35 ° graus Celsius. Normalmente floresce no final do verão.

Orquideas Cattleya Labiata

Orquídea Cattleya Intermedia

Espécie brasileira, normalmente encontrada no litoral do Rio Grande do Sul até áreas de mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo. Assim, esta nomeação é devido ao seu tamanho intermediário entre as outras espécies.

O tamanho das orquideas Cattleya Intermedia varia a depender da região, ela atinge cerca de 50 cm e outros lugares podem chegar até os 30 cm. O comprimento da flor pode chegar de 6 a 13 cm. A coloração das flores tem a característica por diversas variedades. Com aroma peculiar, doce e suave.

Deve ser bem regada, não ter sol direto, solo arejado e adubado.

Orquídea Intermedia

Veja e saiba mais como cuidar de orquideas.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: