Como Cultivar

Orquidea Sapatinho: Saiba Como Cultivar Sem Segredos Aqui!

A orquidea Sapatinho é uma espécie muito popular por diversos cultivadores em geral. Ela é conhecida também como sapatinho dos anjos, sapatinho de Nossa Senhora, sapatinho de Vênus, sapatinho de princesa. Tiveram este nome pois suas flores remetem imediatamente um sapatinho ou taça.

Possuem diversas variedade e costumam a pertencer a dois gêneros: Paphiopedilum ou Phragmipedium. As do gênero Paphiopedilum são asiática e se desenvolvem em solo úmido e não precisam de muita luminosidade. Já as Phragmipedium são da América do Sul. Ela também adora umidade, mas precisa de bastante luminosidade.

As flores da orquidea Sapatinho, sempre existe um labelo, uma pétala mudada no formato de uma bolsa, que é uma armadilha para capturar insetos. Os insetos são seduzidos pela coloração e pelo perfume que ela exala, pousa na borda do labelo, que é escorregadia. Ao escorregar e chegando ao fundo do labelo, desse modo, é preciso se esfregar nos polínios para sair. Quando vai para planta, sucede a polinização.

A orquidea Sapatinho tem flores solitárias e permanecem vigorosas por muito tempo. Algumas florações podem chegar a durar 30 dias se bem cuidadas. São encontradas com uma enorme variação de flores e coloração. As folhas, estreitas e compridas, são verde vivo.

Seu crescimento é monopodial. As flores se desenvolvem a partir de uma haste na base das folhas. Geralmente as orquídeas que crescem assim têm pouca capacidade de armazenar água. Outra característica interessante é que não possui o pseudobulbo, onde ficam armazenados os nutrientes necessários e reserva de água.  Assim, faz que a orquidea Sapatinho necessite de bastante umidade.

como cuidar orquidea sapatinho

Como Cultivar Orquidea Sapatinho

Os cuidados e cultivo da orquidea Sapatinho é razoavelmente fácil. O crescimento é rápido e necessita de ambientes bem iluminados. Um dos segredos é que elas não gostam de vasos grandes, e se plantadas em vasos maiores que o tamanho da muda, suas raízes não crescem, ficam fracas e não nutrem a orquidea. O cultivo deve ser realizado preferencialmente em vaso de plástico, pois retêm a umidade.

Veja também:

Aqueles que cultivam geralmente usam como tipo de solo ou o substrato com terra preta misturada com areia, carvão e húmus de minhoca e até areia. Outros utilizam substrato à base de casca de pinheiro, carvão e musgo esfagno,assim, garantindo uma boa umidade.

As regas da orquidea Sapatinho devem ser realizados de maneira que a água escoe pelo vaso. A terra deve ficar úmida e não encharcada. Assim, é muito importante que o substrato seja  poroso.

É uma espécie que ama adubo, tanto o orgânico quanto o foliar. É importante usar o orgânico a cada dois meses e o adubo foliar a cada quinze dias. Também é importante que o substrato seja trocado num período entre 18 e 24 meses.

Grande parte da orquidea sapatinho floresce uma vez por ano e um fator determinante de sua floração é a luminosidade. Dessa maneira, caso não receba a luminosidade, sua floração irá surgir tardiamente e com poucas flores.

Como Cultivar Orquidea Sapatinho

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: