Doenças e Pragas

Doença Nas Folhas De Orquideas: Saiba Como Tratar e Prevenir Fácil

Saiba como reconhecer, prevenir e tratar doença nas folhas de orquideas neste artigo. As orquídeas são resistentes, pegam doenças dificilmente. Mas a verdade é que todo cultivador já se deparou com este problema alguma vez.

No artigo hoje vamos trata sobre doença nas folhas de orquideas, que não afetam muito a orquídea, mas que acaba com toda a sua formosura.

Diversas orquídeas continuam florescendo, com a doença agredindo lentamente. Assim, o melhor a fazer é tomar medidas de prevenção e tratamento o mais rapidamente possível. Uma pequena e simples mancha pode ser lenta no começo e se espalhar com velocidade depois, estragando não somente uma orquídea, mas muitas vezes o orquidário todo.

Você pode se interessar! Como cuidar de orquideas Branca.

Causas De Doenças Nas Folhas De Orquideas

Manchas nas folhas das orquídeas são provocadas muitas vezes por fungos, bactérias, vírus, insetos e causadas pelo sol ou produtos químicos.

É importante saber qual a causa das doença nas folhas de orquideas, pois cada orquídea é um caso diferente. Assim, você não desperdiça energia, dinheiro prejudicando a suas orquídeas já frágeis. Portanto antes de agir é necessário saber qual a causa.

Causas De Doenças Nas Folhas De Orquideas

Como Prevenir Doenças Nas Folhas De Orquideas

Como todo tipo de enfermidade, a doença nas folhas de orquideas há fatores que ajudam sua instalação. Desse modo, conheça estas dicas para manter suas orquídeas protegidas saudáveis:

Compra Responsável

Além de contemplar a lindeza da orquídea, observe com muita atenção outras estruturas da planta. Se ela está firme no substrato e se apresentam manchas nas folhas, pseudobulbos e raízes.

Observe também o verso das suas folhas. Comprar uma orquídea com doença nas folhas de orquideas significa o início de uma epidemia, atacando outras orquídeas e plantas que você cultiva.

Quarentena

Nunca coloque a orquídea que você acabou de comprar junto com as outras. Coloque em um lugar afastado, tudo isso é importante para a sua adaptação e mostre alguma doença nas folhas de orquideas que possa ter instalado antes de adquirir-la. Deixe esta orquídea pelo menos 40 dias.

Materiais Esterilizados

Todos os materiais que você usa nas orquídeas devem ser esterilizados. Assim, você reduz todas as doenças por ferramentas contaminadas.

Distanciamento Das Orquídeas

Nunca deixe suas orquídeas juntinhas ou penduradas sobre as outras. Garanta um espaço entre elas, isso é importante para ventilação, diminuindo a disseminação de doença nas folhas de orquideas por respingos ou contato de folha com folha.

Como Tratar Doenças Nas Folhas De Orquideas

Como Tratar Doenças Nas Folhas De Orquideas

As orquídeas não conseguem regenerar as próprias folhas. Dessa forma, corte toda a parte afetada com uma boa margem de segurança. Se for preciso corte a folha inteira. Realize um corte limpo, canivete, tesoura ou estilete bem afiado, nada de faca de serrinha.

Depois faça uma pasta cicatrizante misturando canela em pó à babosa natural ou óleo mineral, que pode ser encontrado nas farmácias. A canela é um cicatrizante vegetal, a babosa possui substâncias antifúngicas e antibacterianas importante para doença nas folhas de orquideas.

Se uma mancha for pequena e circunscrita, não precisa fazer o procedimento acima. Leve a planta a um local separado, reduza as regas por algumas semanas e veja como ela se comporta.

Você pode se interessar! Como cultivar orquideas Dendrobium.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: