Dicas

Como Identificar Espécies de Orquideas: Guia Passo a Passo

Aprender a como identificar espécies de orquideas é mais fácil do que você imagina. Existem mais de 35 mil espécies de orquídeas atualmente e hoje vamos abordar como você pode identificar facilmente pelas flores e folhas.

Para cultivar orquídeas é importante saber identificar a espécie de orquídea, pois vai te ajudar a como cuidar corretamente. Lembre-se que cada espécie tem sua característica e forma de cuidados diferentes de uma das outras.

Mesmo sem a apresentação de flores, é possível como identificar espécies de orquideas apenas com as folhas. Isso é possível pois, as folhas apresentam uma das partes simples de identificar a planta, pois as flores muitas vezes são similares.

Pertencem à família Orchidaceae, possuem diversos formatos, coloração e aromas. Mas como as orquídeas florescem geralmente uma a duas vezes ao ano, nem sempre as flores serão explicita. Dessa forma, saber sobre os padrões de folhas é uma alternativa mais correta para identificar suas espécies.

Continue lendo e saiba como identificar espécies de orquideas pelas folhas para começar já a cuidar bem delas!

Como Identificar Espécies De Orquideas Pelas Folhas

Para aprender como identificar espécies de orquideas pelas folhas, é necessário abordar sobre a morfologia das folhas. As espécies de orquídeas apresentam diversas formas, espessuras, estruturas, coloração, tamanhos e formas de crescimento. Mas, com características em comum, elas são extremamente variáveis, assim como suas funções.

Distribuição das Folhas

Uma boa parte das orquídeas apresentam geralmente uma folha por nó do caule, normalmente com uma gema lateral na axila, com inserção alternada. O número de folhas varia entre uma e várias, dependendo da espécie que a orquídea pertence.

Formato das Folhas

O formato das folhas variam entre elípticas, circulares, lineares, lanceoladas, obovadas, espatuladas, oblongas ou intermediárias. O formato da ponta das olhas das orquídeas também pode assumir formas arredondadas, retas, finas ou espessas, acuminadas, radiais ou desiguais. Isso ajuda muito em como identificar espécies de orquideas.

Espessura e Cor das Folhas

De acordo com a espessura das folhas, é possível encontrar folhas finas e maleáveis até folhas carnudas; assim como firmes e quebradiças até completamente suculentas. Nem todas as espécies possuem grande concentração de clorofila, fator que influencia diretamente na coloração das folhas e isso pode ser um grande ponto em como identificar espécies de orquideas.

Veja Também:

Sustentação das Folhas

A estipe na estrutura das folhas é um caule que fica entre a bainha e o limbo ou lâmina das folhas, podendo estar presente ou não e com números diferentes de inervações longitudinais paralelas, visíveis ou quase imperceptíveis.

Como Identificar Espécies De Orquideas Pelas Folhas

Dicas De Como Identificar Espécies De Orquideas

Já aprendemos como identificar espécies de orquideas pelas folhas que pelas flores. Mas para que fique na cabeça, siga estas instruções de como identificar orquídeas pelas rapidamente:

  • Observe a coloração da folha. As folhas presentes nas orquídeas Cattleya geralmente são verde médio; as folhas de Cymbidium ​​são verde claro; e uma orquídea Paphiopedilum tem folhas normalmente multicoloridas.
  • Observe a espessura e o tamanho da folha. Geralmente, orquídeas com folhas mais grossas ou mais duras precisam de mais luz solar para se desenvolver.
  • Olhe para o padrão de crescimento da orquídea. Por exemplo, a orquídea Brassavola tem folhas grossas que crescem a partir do rizoma central; a espécie Catasetum tem folhas largas; as orquideas Cymbidium tem folhas parecidas com grama.
  • Compare as folhas com fotos (internet ou livros) para excluir algumas opções de espécies. Mesmo assim, em alguns casos é preciso esperar até que a planta floresça para ajudar em como identificar espécies de orquideas com mais precisão.

Dicas De Como Identificar Espécies De Orquideas

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: