Como Replantar

Como Fazer Mudas De Orquideas: Aprenda a Fazer Passo a Passo

Você sabe de verdade como fazer mudas de orquideas? O artigo vai explicar passo a passo como realizar com sucesso este procedimento. Mas podemos afirmar uma coisa: não é fácil como parece ser, mas nem tão difícil que você não possa fazer.

Multiplicar as mais belas orquídeas da coleção é uma cobiça que todos os colecionadores desejam. Assim, sem enrolar muito, vamos ver abaixo como fazer mudas de orquideas facilmente e os principais cuidado que você deve tomar.

Primeiros Passos Em Como Fazer Mudas De Orquideas

O mais importante é você saber que a maneira de como fazer mudas de orquideas em casa é totalmente diferente com a obtenção para fins comerciais. Portanto, tenha em mente que é difícil gerar mudas de orquídea em casa, tudo isso por causa da falta de gestão de temperatura, água, luminosidade e nutrientes.

O mais normal é a utilização sementes para ter mudas de orquídeas. Só que todo este método é controlado em laboratórios. Em casa, no ambiente doméstico, a melhor maneira de como fazer mudas de orquideas é com a divisão de rizomas de orquídeas adultas, assim, feito depois da primeira floração.

É importante conhecer que os tipo de crescimento das orquídeas, que pode ser monopodial (vertical) e simpodial (horizontal). Inegavelmente o seu tipo de crescimento se intromete na aquisição de mudas, as simpodiais são as melhores para multiplicação de orquídeas em casa.

Saiba mais! Como cultivar de orquideas Olho de Boneca.

Como Fazer Mudas De Orquídeas

Há três formas de você obter mudas de orquídeas em casa, a seleção vai depender, mais que tudo, da espécie de orquídea.

Muda De Orquídeas Por Semente

A forma de ter mudas através de semente é mais complicado e longo, isso é devido pela semente não conseguir muitas vezes aos nutrientes necessários para desabrochar.

Nesse método de como fazer mudas de orquideas é importante ter um tipo de fungo chamado de micorriza, já que são responsáveis por introduzir nutrientes que muda de orquídea precisa para crescer.

O que você precisar para fazer mudas de orquídeas por semente:

  • De 2 a 3 raízes de orquídeas;
  • Sementes;
  • Água de coco;
  • Micorriza

Inicie amassando as raízes na água de coco. Depois, peneire o liquido e junte com as sementes. Jogue a mistura vagamente num tronco de árvore com os fungos. Assim, outro método de como fazer mudas de orquideas é arremessar sementes juntamente com o liquido aos pés de uma orquídea adulta da mesma espécie.

Primeiros Passos Em Como Fazer Mudas De Orquideas

Como Fazer Mudas De Orquideas Pelo Caule

Você pode obter mudas de orquídeas pelo caule. Todo o método é mais simples que a citada acima, mas é importante que o caule já tenha uma raiz brotando.

Corte esse caule e ponha no vaso preparado com substrato para orquídea. Logo depois complete o fundo do vaso com carvão, pedrinhas ou casca de pinus para realizar um ótimo escoamento das regas.

Se o caule não ficar em pé coloque uma vareta e encaixe bem rente ao fundo do vaso e amarre a nova planta. Depois disso, regue bastante e tenha os mesmos cuidados que uma orquídea adulta.

Como Fazer Mudas De Orquideas Na Areia

Este método é quase igual ao anterior, a única diferença é a utilização da areia no lugar do substrato.

Finque o caule na areia em 5 e 8 cm de profundidade. Quando novos brotos aparecerem, coloque muda para o lugar definitivo.

Muda De Orquídeas Pelo Rizoma

Outra maneira de como fazer mudas de orquideas é pela divisão de rizomas. Este é o procedimento mais seguro e garantido.

Para fazer isto a orquídea adulta já deve ter tido a primeira florada e tenha no mínimo 6 caules ou bulbos. Portanto, o momento ideal de realizar o corte dos caules é quando novos brotos estão aparecendo.

Retire a planta do vaso e faça a limpeza das raízes. Retire as raízes que estão secas e velhas. Assim, coloque um novo substrato e faça a rega da orquídea.

Com o auxilio de uma tesoura esterilizada realize a separação dos rizomas, cortando o rizoma em mudas com no mínimo de três bulbos cada um. Plante a nova muda em um vaso preparado.

Saiba mais! Como cuidar de orquideas Bambu.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: