Dicas

Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado: Guia Completo

Você sabe todos os passos de como cuidar de orquideas compradas no mercado? Muito amam orquídeas mas encontram muitas dúvidas sobre o cultivo e como cuidar corretamente. Fique tranquilo! Cuidar de orquídeas compradas é fácil mas tenha em mente que o importante para que isso aconteça, é você deve tirar um tempinho do dia para cuidar delas.

Durante todo o ano cultivadores perdem orquídeas por erros de principiantes no cultivo. Mas estes poucos problemas podem ser evitados facilmente, mas por poucas informações se tornam um grande desafio para esses cultivadores. Neste artigo você vai aprender os principais passos em como cuidar de orquideas compradas no mercado.

As orquídeas são plantas consideradas evoluídas, pois se adaptam a diversos ambientes. O único lugar no mundo que não possui orquídeas é na Antártida por causa do frio extremo. Por apresentarem flores maravilhosas, são muito usadas também como presentes. Mas devido a isso, como a maioria das pessoas não sabem cuidar, morrendo ou não florescem.

Passo A Passo Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado

Primeiro Passo

À principio o mais importante identificar o tipo de orquídea que você comprou. Pois esse passo irá determinar como cuidar de orquideas compradas no mercado, como o tipo de substrato, luminosidade, cuidados no replantio e outros fatores. O gênero das orquídeas é enorme.

As orquídeas mais comercializadas são as orquídeas Cymbidium, Falenopsis, Cattleya, Híbridos, Chuva de Ouro, Olho de boneca, Sapatinho. Destas listadas, a Cymbidium e Sapatinho são orquídeas terrestres, suas raízes absorvem nutrientes da terra. Assim, para o seu desenvolvimento tem que possuir terra e composto orgânico misturado.

As doutras são orquídeas epífitas, elas tem raízes para sustentação, pouca capacidade de absorção e podem ser replantadas em árvores.

Talvez te interesse! Orquideas como cuidar.

Como Cuidar

Com a orquídea identificada o próximo a se fazer em como cuidar de orquideas compradas no mercado. Iremos preparar o espaço para o seu desenvolvimento. As epífitas odeiam a terra, podem até se desenvolver, mas de curto prazo. Mas as orquídeas terrestres possuem raízes grossas, que são importantes para absorção de nutrientes na terra. Dessa forma é importante complementar com nutrientes misturados a essa terra, no caso da Cymbidium, casca de pinus e coxim, aumentando a retenção de umidade.

Passo A Passo Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado

Replantar – Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado

Depois da floração, é importante realizar o replantio da orquídea. Elas tem enorme formação de raízes e devido a isso, a maioria dos vasos não possuem mais lugar para o desenvolvimento delas.

Para retirar a orquídea do vaso, segure a base da planta, rente ao substrato e muito devagar, puxe até as raízes até soltarem do vaso. Se tiver dificuldade, aperte nas laterais do vaso ou corte o vaso com uma faca, no caso se for vaso de plástico. O vaso para receber a orquídea deve ser 2 a 3 vezes maior, tendo mais espaço para crescer.

Talvez se interesse! Como cuidar de orquideas em apartamento.

Adubação

Grande parte das orquídeas vendidas contém substratos sem nutrientes que não realizam desenvolvimento por um tempo maior. Dessa forma, a planta fica totalmente dependente de um nutriente completo. Quando as orquídeas chegam nos locais de venda, essa adubação é interrompida, as orquídeas que no momento estão com flores bonitas e vistosas, com o passar do tempo, acabam morrendo por não possuir nutriente suficientes.

Após o replantio do vaso, ainda existe um risco da orquídea não crescer ou até morrer. Como ela recebeu nutrientes através da água durante um bom tempo, ela se tornou dependente.  Assim, é importante após o replantio seja iniciada uma adubação foliar, deixando cair a solução no vaso, a cada 7 ou 15 dias para garantir o crescimento saudável da orquídea.

Aqui estão alguns pontos principais sobre como cuidar de orquideas compradas no mercado.

Talvez te interesse! Doença nas folhas de orquideas.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: