Dicas

Como Adubar Orquideas: Aprenda Corretamente Sobre Adubação

Você sabe como adubar orquideas? Quem ama cuidar de orquídeas com certeza já teve a dúvida sobre qual adubo usar e como aplicar corretamente.  As orquídeas são plantas eficientes em retirar os nutrientes disponíveis no meio ambiente.

Nós abordaremos neste artigo algumas opções de adubos, falando sobre suas vantagens e desvantagens, para você conhecer e escolher o melhor tipo de adubo para suas orquídeas. Aqui você vai conhecer como adubar orquideas.

As orquídeas absorvem nutrientes tanto nas raízes quanto as folhas. Dessa maneira podemos usar adubações foliares. Mas nas orquídeas, grande parte dos nutrientes são absorvidos pelas raízes,. Assim, vários estudos têm demonstrado a baixa eficiência do uso de adubos foliares.

O substrato nas orquídeas fornecem quantidade excelente de nutrientes, pois libera nutrientes na água absorvida pela orquídea. Mas o substrato não entrega uma quantidade suficiente, por este motivo a utilização de adubos e o quanto é importante aprender a como adubar orquideas. Eles podem ser orgânicos, químicos ou mistos.

Talvez você se interesse! Como cuidar de orquideas em vaso.

Tipos E Dicas De Como Adubar Orquideas

Adubos Orgânicos

Adubos orgânicos entregam nutrientes lentamente para as orquideas, não podem ser dissolvidos na água. A orquídea somente vai absorver todos os nutrientes quando a matéria orgânica entrar em decomposição e liberar os nutrientes para as raízes da planta. Desse modo, todos os nutrientes como adubar orquideas com adubo orgânico permanecem por mais tempo do que os adubos minerais.

Eles são mais seguros, mas mesmo assim temos que evitar o seu excesso, pois sua decomposição gera ácidos, que prejudicam a raiz da da orquídea Contudo, os adubos orgânicos eliminam a salinização do substrato o usando exclusivamente.

Veja alguns tipos de como adubar orquideas com adubo orgânico:

  • Bokashi: Famoso adubo orgânico, que é um misto de diversos adubos orgânicos. O Bokashi costuma ser bastante eficiente, e sua composição pode variar. Pode ser encontrado em orquidários ou em casas de jardinagem.
  • Torta de mamona e farinha de osso: É o mais utilizados pelos cultivadores, que podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de jardinagem. A mistura de ambos é constante, sendo utilizados em partes iguais.

Tipos E Dicas De Como Adubar Orquideas

Adubos Químicos

São as famosa mistura NPK. Adubos químicos, como as formulações NPK, são muito utilizados por serem fáceis e baratos. Muitos utilizam em como adubar orquideas esta famosa mistura por estes motivos.

Os adubos NPK entregam às orquídeas os 3 nutrientes que ela precisa em grande quantidade: Nitrogênio (N), Fósforo (P), e Potássio (K). Contudo, elas necessitam de outros nutrientes para se desenvolver, o que precisa de misturas mais complexas de adubos.

O excesso de adubos químicos é prejudicial a planta, pois cria excesso de sais no substrato, causando “queimaduras” nas orquídeas. Por esse motivo, quando prensamos em como adubar orquideas, os adubos orgânicos são os mais seguros aos iniciantes.

Adubos Mistos – Como Adubar Orquideas

Dentre as escolhas recomendadas estão as misturas de adubos químicos e orgânicos. Elas fornecem a multifuncionalidade dos adubos minerais e a estabilidade dos adubos orgânicos.

Verifique este produto visitando casas de plantas e setores de jardinagem em lojas. Dessa maneira, fica mais fácil escolher a melhor opção lendo os rótulos e escolhendo o melhor para a sua orquídea.

Talvez você se interesse! Como regar orquideas.

Quer Aprender Mais Sobre Como Cultivar Orquídeas?

Descubra como ter lindas orquídeas, saudáveis e com flores dignas de exposição todo o ano (Mesmo Se Você Nunca Cultivou Antes). Pare de sofrer com doenças, pragas ou manchas em suas orquídeas, no link abaixo você vai aprender o passo a passo para cultivar suas orquídeas como um profissional e conseguir lindas florações.

Aprenda como ter orquídeas lindas, saudáveis e floridas CLICANDO AQUI.

Deixe um comentário: